Somos avaliados constantemente durante nossa vida acadêmica, do vestibular à monografia. Será que uma única prova irá diagnosticar o quanto aprendemos durante o curso? Nós compreendemos que não. Como afirma o sindicato nacional das instituições de ensino superior: “A avaliação não é uma disciplina particular ou uma política específica, mas uma dimensão política educacional.” Não dá para dimensionar o que se aprende e a qualidade da instituição, apenas através de uma prova.
Atual forma de organização do ENADE beneficia as Instituições privadas, quanto maior nota, mais fácil de a instituição ser “premiadas” com verbas do governo. Por isso, é importante ter uma nota máxima. Essas instituições irão colocar nos seus outdoors essas notas e assim atrair mais estudantes, é uma ótima jogada de marketing. Cria-se uma competição, um Ranking. Onde o interesse maior é o mercado, os lucros.
A coordenação do Atual sistema de avaliação, no qual Enade está submetido, é constituída majoritariamente pelo governo. Que atualmente é um governo de coalizão do PT com partidos de direita. Se analisarmos as políticas que vem sendo aplicadas pelo governo, nenhuma delas tem promovido de fato a universalização da Educação.
O boicote expressa nossa indignação com atual política do governo em beneficiar cada vez mais a educação privada. Em transforma nossas universidades em centros de treinamento para o mercado de trabalho. Perdendo assim seu caráter de produtora de conhecimento.
Camaradas e Companheiros, só para esclarecer melhor, é interessante ver a lei número 10.861, de 14 de abril de 2004 que criou o Enade. Tem uma parte que diz:
§ 9o Na divulgação dos resultados da avaliação é vedada a identificação nominal do resultado individual obtido pelo aluno examinado, que será a ele exclusivamente fornecido em documento específico, emitido pelo INEP.
Ou seja, estamos protegidos.
"Para boicotar o ENADE não bastar estar ausente no dia. O aluno necessita assinar a prova e deixar todas as questões em branco, para ter direito a receber o diploma e constar como realizada no histórico."
Então, vamos todos boicotar!!!
João Diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário