Centrando fogo nas discussões acerca da Educação e do Movimento Estudantil, aconteceu no dia 15 de agosto, em Joinville/SC, o Encontro Regional Sul da Juventude Revolução da Esquerda Marxista. O encontro, que foi realizado na sede da Associação de Moradores do Bairro Adhemar Garcia e contou com a presença de 22 dois jovens, divididos entre a delegação de Joinville (13), Curitiba (8) e Florianópolis (1).
Na parte da manhã, houve uma mesa com a temática “Universalização do Ensino”. Neste espaço os jovens discutiram as Reformas Educacionais da década de 90, relacionado-as com a crise estrutural do capital e o reordenamento do mundo do trabalho. Apontou-se que a educação, nesse contexto, passa a cumprir um papel estratégico fundamental para o avanço da força produtiva capitalista, respondendo os anseios desta para a formação humana para o mundo do trabalho. Lembramos que a década de 90 foi um campo aberto para a política de ajustes estruturais e políticas do estado (reformas, privatizações), e tais processos responderam a orientação de organismos internacionais (BIRD, FMI).
O Movimento Estudantil foi o debate que abriu a tarde do encontro. Partindo da experiência prática dos ali presentes discutiu-se a responsabilidade que os militantes marxistas jovens têm frente às organizações estudantis, construindo-as, fortalecendo-as e garantido sua combatividade e independência. Tomou-se como exemplo a forma de organização do Sindicato de Estudiantes, entidade nacional dos estudantes espanhóis, que acumula anos de luta em defesa da educação naquele país, sem se descolar do compromisso histórico da classe trabalhadora, a luta pelo socialismo.
Os jovens que participaram deste encontro saíram com o compromisso de encaminhar tais discussões nos seus locais de estudo e preparar o XII Encontro Nacional da Juventude Revolução, na Fábrica Ocupada Flaskô.
Por Mario Dutra Pereira
Militante da JR de Curitiba/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário