sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ato panfletagem contra a extradição de Césare Battisti

 Dia 10 de dezembro na Praça da Bandeira, Joinville, foi realizado um ato em solidariedade a Césare Battisti, acusado de diversos crimes na Itália- onde Battisti foi julgado como preso comum e condenado a prisão perpétua sem provas, apenas por testemunhos-, e contra a extradição do italiano a seu país de origem, onde os famigerados governantes da direita do calibre de Silvio Berlisconi exigem sua extradição, que recentemente o Superior Tribunal Federal aprovou. Mas a decisão dinal está nas mãos do presidente Lula, e ainda não foi tomada.
 
 No ato foram distribuídos panfletos às pessoas que pela praça passavam e uma banca foi formada com materiais sobre Césare. Foi convocado um debate sobre a criminalização dos movimentos sociais que ocorrerá neste dia 12 de dezembro às 16 horas no Centro de Direitos Humanos/Joinville.

 É papel da Juventude Revolução como de qualquer comunista é o de defender e  participar dos eventos que defendam a classe trabalhadora e militantes da classe trabalhadora, indepêndente da sua origem ou nacionalidade, como já disse Karl Marx "os proletários não tem pátria". Extraditar Cesare Battisti, que recebeu status de refugiado político do governo brasileiro em 2007, é abrir um precedente favorável a criminalização dos movimentos sociais e um retrocesso aos direitos constituídos.

 Cesare foi julgado pelo governo italiano, de extrema direita, que o fez baseado em testemunos - através do sistema de delação premiada, no qual antigos guerrilheiros, após tortura físisca e psicológica, recebiam a chance de saírem livres ao incriminarem seus antigos companheiros-, julgando-o como um criminoso comum, logo comunista não é político. Os governos de diversos países já montaram listas de refúgiados que pretendem exigir caso Cesare seja entregue ao governo da Itália. 

 Nas palavras do comitê nacional de solidariedade a Cesare Battisti :

 "Exigir a liberdade de Cesare Battisti, além de um ato de justiça e humanitário, é imprescindível como forma de manter liberdades políticas e direitos humanos, tão caros a muitas gerações. Estamos todos sendo atacados.

Calar ante isso é ser cúmplice."

Acompanhe em Comitê de Solidariedade a Cesare Battisti

Debate sobre criminalização: 12 de dezembro. Ás 16 horas

CDH/Joinville: Centro de Direitos Humanos de Joinville “Maria Graça Braz” (RUA DOUTOR PLÁCIDO OLÍMPIO DE OLIVEIRA, 660 - BUCAREIN CEP: 89202450 - JOINVILLE – SC).

A organização do debate está acontecendo via Comitê de Apoio aos Movimentos Sociais, composto por movimentos sociais, organizações políticas, entidades de classes e movimentos populares. O objetivo é criar uma unidade entre os setores das lutas sociais anti-capitalista da cidade, buscando informar e propagandear luta por plena liberdade de organização e luta política.

Nenhum comentário: