Alex Minoru |
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
A EDUCAÇÃO ESTÁ DOENTE NO BRASIL
domingo, 20 de dezembro de 2009
Download Príncipios do Comunismo
Primeira Edição: Escrito em fins de Outubro e Novembro de 1847. Publicado pela primeira vez em edição separada em 1914. Publicado segundo o manuscrito.
Fonte: Obras Escolhidas em três tomos, Editorial "Avante!"
Tradução: José BARATA-MOURA ( Traduzido do alemão.)
Transcrição: José Braz e Maria de Jesus Coutinho.
HTML: Fernando A. S. Araújo, janeiro 2006.
Direitos de Reprodução: © Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" – Edições Progresso Lisboa – Moscovo, 1982.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Manifestação nas ruas de São Paulo contra o aumento da passagem de ônibus
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
A Juventude e o trabalho precoce
Hoje em dia vemos adolescentes cada vez mais jovens em busca de emprego, logo aos seus 14, 15 anos de idade os jovens já pensam em procurar trabalho.
Os jovens que trabalham dedicam grande parte do seu tempo a esta função. Tem claramente os seus estudos prejudicados, pois tem dificuldades de achar tempo para fazer os trabalhos escolares e estudar para as provas. É o caso de Maico da Silva Paixão, estudante da escola Juracy Browsing : “Com certeza fica difícil se concentrar nos estudos quando se trabalha o dia inteiro e tem que estudar á noite já cansado” diz Maico.
Maico está certo, a realidade dele não é diferente da maioria dos estudantes que trabalham. Vejam o que diz Alexssandro R. Vanin, estudante da escola Dr. Tufi Dippe, em Joinville/SC: “Além de ter os estudos prejudicados também perdemos grande parte do nosso tempo que poderíamos gastar na nossa formação e lazer.”
É CLARO QUE TRABALHAR TÃO CEDO NÃO É MUITO SAUDÁVEL, MAIS PORQUE ESSES JOVENS TÊM QUE TRABALHAR?
A maioria deles são filhos de trabalhadores explorados pelos patrões e pelo sistema capitalista, esses trabalhadores nem sempre dão conta de sustentar sozinhos suas famílias então tem de pedir ajuda aos seus filhos. Esta é uma das causas, mas também há o desejo do jovem de ter dinheiro para ir ao cinema, para comprar os vários produtos disponíveis no mercado, enfim, para ter acesso ao lazer e a cultura, estes dois que são de responsabilidade do governo que tem de garantir que os jovens tenham uma vida digna, mas não o faz.
Os filhos dos ricos, dos patrões, não precisam trabalhar logo na adolescência, os seus pais garantem que eles tenham um ensino de qualidade numa escola particular e que possam comprar todos os direitos que o governo não garante. Ainda mais agora na hora em que o governo dá bilhões para salvar os patrões da crise e de ficarem um pouco menos ricos.
Já os filhos de trabalhadores: “Trabalho de segunda á sexta das 13 h até as 19 h e de sabádo das 7h até as 13h, na semana estudo das 7:20h até as 11:30 h, não tenho tempo para nada!” Alexssandro Vanin.
DE QUEM É A CULPA POR ESTA SITUAÇÃO?
Em primeiro lugar é do sistema capitalista, baseado na propriedade privada dos meios de produção e na busca pelo lucro. Sociedade que é a raiz das diferenças de classes e da pobreza.
Em segundo é do governo que não investe na educação e não garante um futuro para a juventude.
Precisamos unir a juventude na luta por uma sociedade mais justa e por uma educação de qualidade. A única saída é o socialismo, sociedade baseada na propriedade coletiva e na igualdade.
Iago Paqui- Vice-presidente da Ujes (União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas) e militante da Esquerda Marxista
domingo, 13 de dezembro de 2009
Ato em SP contra o aumento da tarifa
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Ato panfletagem contra a extradição de Césare Battisti
Calar ante isso é ser cúmplice." Acompanhe em Comitê de Solidariedade a Cesare Battisti |
A organização do debate está acontecendo via Comitê de Apoio aos Movimentos Sociais, composto por movimentos sociais, organizações políticas, entidades de classes e movimentos populares. O objetivo é criar uma unidade entre os setores das lutas sociais anti-capitalista da cidade, buscando informar e propagandear luta por plena liberdade de organização e luta política.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
AHMADINEJAD, PERES E OBAMA: CADA UM NA SUA, MAS COM ALGUMA COISA EM COMUM
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Reformismo ou Revolução
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
VITORIOSO SEMINÁRIO NA FLASKÔ FECHA O ANO COM CHAVE DE OURO
Jornal Luta de Classes | |
Editorial da edição nº 27 do Jornal Luta de Classes. | |
Realizou-se na Flaskô, no último dia 28 de Novembro, com 150 participantes, o Seminário em Defesa da Estatização da Fábrica Ocupada pelos Trabalhadores, em Defesa da Re-estatização da Embraer, da Cia. Vale do Rio Doce, das Ferrovias e pelo Monopólio Estatal da Petrobrás, do petróleo, do gás e de todo o Pré-Sal, em defesa dos Empregos.
No plenário estavam presentes dezenas de jovens vindos de diferentes Universidades. A Juventude Revolução da Esquerda Marxista, o DCE e alguns Centros Acadêmicos da Unicamp, o ITCP, o CA da Filosofia da USP, UMES de São Bernardo do Campo, Movimento 27 de Março (trabalhadores da cultura), UEE-SP, movimentos de cooperativados, o vereador Dito Lustosa (PcdoB de Sumaré), além de moradores da Vila Operária e um representativo grupo de trabalhadores da Flaskô. Leia Mais Clicando AQUI! |
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
PARTIDO COMUNISTA DO NEPAL RECONHECE O LEGADO DE LEON TROTSKY
Pablo Sanchez e Kamred Hulaki | |
O jornal do Partido Comunista do Nepal, publicou um texto de Baburan Bhattarai, em que afirma que ‘o Trotskysmo se tornou m | |
texto de Baburan Bhattarai, em que afirma que “o Trotskysmo se tornou mais relevante que o Stalinismo para avançar a causa do proletariado”. Isto é o resultado da experiência histórica concreta que revelou a real essência do Stalinismo e reivindica as idéias de Leon Trotsky, no caso do Nepal, em particular a teoria da Revolução Permanente. Bhattarai, 55 anos, é um membro do birô político da principal organização Maoísta do Nepal. Ele foi Ministro das Finanças em Agosto de 2008 durante a participação dos Maoístas no governo de coalizão que posteriormente eles abandonaram. Enquanto o Partido Comunista do Nepal advogava as idéias de Mao e Stalin, isto foi o que ele escreveu:
Até agora, para os maoístas nepaleses, a verdade sobre a vida e a contribuição do camarada Leon Trotsky foi escondida, e isto também se aplica a seus quadros. Agora que o caminho do stalinismo e do maoísmo está chegando ao fim, e os quadros partidários estão demandando explicações de seus líderes, os últimos estão sendo forçados a falar a verdade sobre a Revolução Bolchevique em geral e sobre Leon Trotsky em particular. Este reconhecimento é também uma indicação do fato de que os maoístas estão tentando elaborar um balanço de suas décadas de campanha. |
Downloads
Autor: Friedrich Engels
Primeira Edição: Escrito em fins de Outubro e Novembro de 1847. Publicado pela primeira vez em edição separada em 1914. Publicado segundo o manuscrito.
Tamanho do download: 76 KB
Formato do documento: Microsoft Office Word
Link: Rapidshare
Autor: Karl Marx e Friedrich Engels:
Publicado:1848;
Tamanho do download: 104 KB
Formato do documento: Microsoft Office Word